quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Em Volta das Notícias

Boa noite galera.O Envolta das Notícias faz parte da nova programação do Liberdade, e estará aqui toda semana abordando um assunto diferente para vocês.



Drogas na Escola


O uso de drogas dentro das escolas, é um drama cada vez mais comum em nossa realidade.
Os jovens usam-as e se esquecem, ou simplesmente ignoram o fato de que, a comunidade escolar não é lugar para esse tipo de ação. 

Esse não é um problema local, "Por todo o DF, há círculos de tráfico ao redor das instituições de ensino. Às vezes, como ocorre na escola de Ceilândia, as imediações das escolas ficam tomadas por usuários. Pouco importa se é noite ou dia. Integrantes desse submundo são figuras conhecidas mesmo em frente aos colégios que desenvolvem trabalhos bem-sucedidos de prevenção às drogas ou com baixo número de adolescentes envolvidos nessa situação. No Recanto das Emas, pessoas ligadas a grupos de criminosos vendem entorpecentes desde a manhã. Por volta das 7h, quando começa a movimentação de servidores e alunos, é possível observar alguns jovens sentados nos bancos da quadra esportiva. Segundo professores, são traficantes com uma clientela fiel de estudantes. "

Uma pesquisa feita pela Secretaria de Segurança Pública revela que, de janeiro a julho deste ano, cresceu 13% a quantidade de ocorrências relacionadas ao uso de substâncias ilícitas em um raio de até 100 metros das 1.095 unidades educacionais distribuídas na capital brasileira.

Geralmente a direção das escolas procuram tomar providências (falhas em sua maioria), para que tais ações não se repitam. Mas, essas providências são tomadas em forma de punição, e embora a atitude de certos alunos não seja correta, a punição pode não ser a forma mais eficiente de lidar com isso. 

Teoria testada eficientemente mostra que, se as escolas buscassem promover eventos e passeios culturais e esportivos, os alunos teriam outra forma de distração, provavelmente dispensando o uso das drogas, além de ajudar no rendimento escolar e na convivência "aluno x professor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário